Os
cuidados para escolher o corretor
Bom corretor é aquele que orienta o cliente na hora de assinar a
apólice, explicando-lhe o que é vantagem e o que não passa de mero
serviço para encarecer
Atraído pelas inúmeras ofertas das empresas, o motorista pode
acabar caindo nas mãos de um corretor inescrupuloso, que impõe uma
apólice que não contempla os interesses do segurado ou até mesmo
deixa de repassar à seguradora o pagamento feito pelo segurado,
fazendo com que perca direito a eventuais ressarcimentos.
O bom corretor é aquele que orienta o cliente na hora da
assinatura da apólice, explicando-lhe o que é vantagem real e o
que não passa de mero serviço para encarecer o produto. "O
corretor é um profissional que se atualiza diariamente sobre as
melhores ofertas, buscando informações no mercado. O corretor deve
orientar o cliente, ajudando-o a não fazer uma má-contratação",
explica a advogada e corretora Sônia Marcelino.
O corretor também deve ajudar o cliente na hora de ele decidir se
vai contratar um seguro com perfil ou sem perfil - tipos
diferentes de apólices que servem para definir o valor a ser
desembolsado. "Muita gente usa de má-fé na hora de preencher o
questionário do perfil, para poder pagar menos.
O papel do corretor também é o de prestar orientação nesse
momento, mostrando ao cliente os riscos da contratação inadequada
de um seguro", complementa Sônia.
Para não se correr o risco de contratar um profissional
mal-qualificado, os motoristas podem recorrer à Superintendência
de Seguros Privados (Susep), ao Sindicato dos Corretores de Seguro
do Estado de São Paulo (Sincor) ou à Federação Nacional dos
Corretores de Seguros.
Ligando para esses órgãos, é possível saber todas as informações
sobre os corretores, como se eles estão devidamente cadastrados
para fazer o serviço.
O sócio da Merit Seguros, Sérgio Fasolari, dá outra dica: na hora
de se pagar ao corretor, deve-se preencher sempre um cheque
cruzado e nominal à seguradora. "Assim, não se corre o risco de
ele depositar o dinheiro indevidamente", salienta.
|